sábado, 31 de dezembro de 2011

Reveillon 2012 Em Inhuma


O reveillon em Inhuma esta programado um trio eletrico na rua São José onde ficam o Ital Brasil e Gela Guela com o cantor Gerson Pinheiro e uma banda de pagode; Algumas pessoas estão apreensivas com a questão da violência devido um incidente ocorrido na madrugada do dia 31 de dezembro onde uma pessoa efetuou disparos de revolver para cima e as pesssoas ficaram assutadas; segundo o comandante do batalhão de Valença Capitão Santos a policia da cidade foi informada do episodio e os policiais dirigiram até o local proximo ao Inhumense Clube e as pessoas presentes informaram que o cidadão efetuou 03 tiros para cima quando a policia abordou o individuo e pediu que ele entrasse na viatura começou uma discursão e um policial efeutou outro tiro segundo ele para conter a confusão; como não obteve êxito ligou para Valença pedindo reforço e e por volta das 03:30 do dia 31 a viatura chegou com o reforço policial e encaminhou 03 pessoas para Valença. Segundo o capitão Santos até às 14:00h os detidos estavam na delegacia de Valença onde prestaram depoimento e um TCO foi realizado com fiança os mesmos foram liberados. Ele disse que já estava programa uma viatura a mais para Inhuma desde o dia 28 de dezembro quando foi realizado uma reunião no batalhão e como teve esse incidente teria mais policiais presentes durante a passagem de ano em Inhuma. Capitão Santos disse que o papel da policia militar foi feito efetuou a prisão das pessoas envolvidas e disse que é lamentavel uma situação dessas onde uma brincadeira de mal gosto poderia ter ocorrido uma tragédia maior com pessoas inocentes. Ficam agora a disposição da justiça para as penalidades cabíveis.

Natal Em Inhuma

O natal em Inhuma foi tranquilo onde muitos inhumenses que moram em outras cidades puderam aproveitar a data ao lado da familia; muitas seias foram realizadas a tradicional missa na Igreja de São José com participação de muitos fieis e no final da noite os jovens aproveitaram os traillers da rua São José para o lazer.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Reforma da Rodoviaria de Inhuma

Algumas pessoas de Inhuma enviaram para o blog fotos do terminal rodoviario de Inhuma reclamando que a reforma iniciou por volta do final do mês de novembro de 2011 e por algum motivo ela paralisou e até hoje 22 de dezembro continua da mesma forma parada. essa pessoas comentaram que foi prometido aos inquilinos dos box que dia 20 de dezembro de 2011 eles voltariam para cada box que antes trabalhavam. Outro comentario foi que fica ruim para o municipio pois muitos inhumenses que moram em outras cidades vem passar o natal e fim de ano em Inhuma para rever os parentes e familiares. Veja algumas fotos abaixo:

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Justiça Itinerante 2011


Já se encontra em Inhuma mais uma vez a equipe da Justiça Itinerante que esta instalada em frente a escola Arlindo Cipriano Leal antiga CNEC e vai ficar até o dia 17 de Dezembro para realizar várias ações gratuitas como: conciliação em processos de separação, casamentos comunitários, defensoria publica, exames de DNA, orientações juridicas, expedições de Carteiras de Identidade, Trabalho e CPF, dentre outros. Essa é a 3ª vez que a Justiça Itinerante vem a Inhuma pois o Dr. Alilo fez a perceria com ela 2 vezes em sua gestão de 2004 a 2008.

Festejos de Santa Luzia


Foi encerrado dia 13 de dezembro o festejo de Santa Luzia em Inhuma; as atividades duraram 10 dias na igreja matriz de São José e no povoado Santa Luzia antigo Saco Grande na região das Baixas. A paroquia de São José realizou uma campanha onde todos os dias de novena uma princesa fantasiada de Santa Luzia representava a santa e as pessoas poderiam fazer doações para elas com o objetivo de agariar recursos para construção da Igreja de Santa Paula no bairro Liberdade. E no dia 13 teve a procissão, missa de encerramento e logo após o tradicional leilão. Veja as fotos abaixo:














segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Acidente Tragico Mata 02 Inhumenses Na BR 316

Um acidente que ocorreu nesse domingo 11/12 por volta das 23:00h no km 288 da BR 316, envolvendo uma carreta Volvo 440, placa MVW6310-Tocantins e um Siena placa DCB9916-SP cor prata provocou a morte de 02 inhumenses que tinham idade entre 17 a 20 anos e 01 foi levado para Teresina em estado grave. A colisão foi frontal e o siena capotou proximo ao acesso do municipio de Dom Expedito Lopes; João Francisco e Helio não resistiram e morreram e o Mauricio sobreviveu mas foi levado para Teresina. Alguns amigos deles de Inhuma informaram que os 03 estavam se divertindo na cidade de Bocaina e quando estavam retornando para Inhuma aconteceu o acidente; a pista ficou interditada porque a carreta tombou e obstruiu as duas faixas da mesma. Muitos ônibus e carretas passaram todo o dia 12 segunda até às 14:00h desviando do trecho do acidente pela PI 227 que foi recentemente asfaltada e liga Inhuma a São José que fica a 17 km de Picos. Os meninos que faleceram são do povoado Forte e Vereda do Forte que fica a 16km da sede Inhuma. As pessoas estão muito comovidas com o acontecimento triste pois eram 02 jovens muito conhecidos pela região. Eles foram enterrados por volta das 17h de segunda no cemitério do Forte. A situação de Mauricio é estavel. Veja as fotos abaixo:

sábado, 10 de dezembro de 2011

Eleição do JDC



Foi realizada dia 01 de dezembro a eleição da escola estadual João de Deus Carvalho; só teve uma chapa que tinha como candidata a diretora a professora Rosa e como adjunta a professora Helena Santos. Mesmo sendo uma chapa elas teriam que ter 50% dos votos mais 1. Votaram alunos professores, pais de alunos e funcionarios da escola, teve uma urna no anexo das Baixas e outra no anexo do Roque e no final com 617 votos a candidata Rosa ganhou a eleição. Foi a única escola estadual do município que teve eleição; às outras escolas serão escolhidos os diretores por indicação. Veja o resultado clicando na foto abaixo:

Audiência Publica na Camara

Dia 29 de novembro foi realizada na Camara de Vereadores de Inhuma uma audiência pública, onde foram convidados vários representantes de órgão publicos, professores, alunos e demais inhumenses com o objetivo de ser votado uma emenda do governo federal que de forma inédita colocou não só para Inhuma mas para todos os municipios brasileiros essa emenda federal onde a sociedade de cada uma das cidades é quem iriam decidir onde seriam aplicado os recursos dessas emendas publicas. Em Inhuma o valor foi de R$ 500.000,00 e as pessoas presentes puderam escolher uma das 03 opções anunciadas pelo vereador Odilon: a primeira ação foi estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde; a segunda implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário e a terceira serviço de atenção as urgências e emergências na rede hospitalar. Sendo que por unanimidade e feito várias colocaçoes por alguns inhumenses presentes venceu a terceira opção que é o serviço de atenção as urgências e emergências na rede hospitalar; a professora Ducarmo afirmou que é muito importante para o município o item 03 pois ela deu um exemplo do próprio esposo que faleceu em Picos porque não teve um bom atendimento de Urgência e que em Inhuma não em diferente as reclamações do hospital de Inhuma é constante e que se esse serviço for implantado no municipio com certeza vai ajudar a população que precisa principalmente os probres que as vezes chegam no hospital e por não ter conhecimento de seus direitos são humilhados e não são atendidos quando precisam de atendimento. Outras pessoas que estavam presentes concordaram com as palavras da professora. O vereador Odilon falou que é importante o item que ganhou mas ficava preocupado porque a emenda é para implantar o serviço mas não para mante-lo funcionando e ele explicava a todos que o hospital ja vive uma grande dificuldade para as ações basicas imagine colocando um serviço desse que é muito caro no mês. Mas a professora e outras pessoas falaram que se o dinheiro for bem empregado, bem gerenciado com certeza dar para funcionar o serviço de urgência e emergência o que acontece é que muitos gestores não sabem aplicar bem os recursos e as vezes desviam os mesmos para outros fins. Mas mesmo assim com muita polêmica venceu o item 03 e todos assinaram a lista de presença para ser anexada junto com a ata da audiência assinada pelo presidente da camara e pelo prefeito e emcaminhada para Brasilia. O vereador Odilon lembrou que essa votação não garantia a vinda desse recurso para o municipio porque depende da aceitação dele pela presidencia da república. Estavam presentes também o presidente da câmara Elvaldo Holanda, vereadores: Marco Antonio, Tata e Chico Cepisa, prefeito municipal, secretarios, padre Edivaldo, presidentes de conselhos e ongs, professores, alunos e muitos inhumenses.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

I Noite de Autógrafos do IEI


O Instituto Educacional Inhumense – IEI realizou dia 01 de Dezembro às 20:00h, “A 1ª Noite de Autógrafos do IEI”, um evento inédito onde os alunos da escola autografaram seus livros de poesias para os convidados da festa e fizeram um breve comentário sobre esse projeto. A professora Marcela Araújo idealizou o evento através dos projetos: “O Mundo do Cordel e Conquistando Leitores Através da Poesia” com o apoio de toda a escola em especial da professora Naiana Leal sua companheira de trabalho; o projeto era para os alunos despertarem o interesse a leitura através do Cordel que é tradicional no nordeste; com as poesias criadas pelos alunos foi feito um livro e nesse dia cada aluno convidou seus familiares para autografar e presentar cada um com os livros. O evento foi bastante prestigiado e emocionou a todos os presentes, inclusive pessoas de Teresina que participaram do evento parabenizaram a festa e falaram que poucas escolas da capital realizam um evento como este com tanto brilho e organização. Outro ponto interessante do evento foi à sonorização com uma radiola portátil de disco de vinil tocando sucessos da Turma do Balão Magico, Fofão, Trem da Alegria, Xuxa dentre outros. Veja as fotos no link abaixo:

Fotos-
http://www.blog-br.com/albums/inhumanews01/&task=viewfolder&f_id=6338

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dr. Samuel Martins Fez Denuncias aos Auditores do M S

O municipio de Inhuma recebeu de 28 de novembro até hoje auditores do Ministério da Saúde; o motivo foi um pedido da promotora de justiça da cidade Maria Eugênia que devido ao grande numero de denuncias ao ministerio publico local solicitou a vinda dos auditores para analisar a pasta da saúde do municipio de 2009 até 2011. Na oportunidade o advogado Samuel Martins que estava em uma audiencia soube que os auditores estavam na cidade e o mesmo fez uma denuncia por escrito e protocolou com a auditora Sueli Nogueira. Muita gente conversou com os auditores que estavam percorrendo os órgãos de saúde do muncipio como: hospital, secretaria de saúde, conselho de saúde, postos de saúde; a população esta ansiosa para saber o resultado dessa auditoria porque muitos comentários estão acontecendo pela cidade. Click na foto para ampliar:


Moradores do Bairro Salú Reividicam Melhorias

Alguns moradores do bairro Salú de Inhuma estão indignados com o poder público municipal onde colocaram a nivel de protesto várias placas no cruzamento das ruas José Carlos Leal com João luis Ferreira; nas placas podemos ver vários protestos pedindo que seja resolvido um problema de escoamento do esgoto dessas ruas que acumulam muito lixo e podem trazer risco a saúde desse moradores. Veja as fotos abaixo e click para ampliar:







XIII NOITE CULTURAL DO JDC

A escola estadual João de Deus Carvalho realizou nos dias 24 e 25 de novembro no poli esportivo Jose Generosa a XIII noite cultural com o tema "Restrospectiva da Historia de Inhuma em Decadas"; os alunos da sede e dos anexos das Baixas e do Roque ficaram de elaborar temas relacionados as decadas de 1930 até 2000. Teve danças, desfile de modas e peças encenadas mostrando acontecimentos relacionados a cada decada englobando acontecimentos nacionais, internacionais e de Inhuma. Na decada de 50 foi teva e peça mostrando a eleição do primeiro prefeito de Inhuma Antonio de Deus e a composição da primeira Camara de Inhuma que teve como presidente o vice-prefeito Geraldo Alencar Barreto. Na decada de 90 foi falado da primeira mulher a ser eleita prefeita de Inhuma Denise de Sousa Leal Martins em 1997. Na decada de 2000 teve a explosão do sucesso da cantora Inhumense Stefhany que particiou de vários programas de televisão de rede nacional. A professora Helena diretora da escola informou que com este evento os alunos puderam aprender muito com a historia do cotidiano de Inhuma atraves da retrospetiva das decadas e as pessoas mais velhas puderam também lembrar dos acontecimentos que participaram e realizaram em Inhuma até os dias atuais. O evento foi um sucesso graças ao empenho de toda classe de professores, alunos e funcionários da escola que procuraram fazer o melhor para o evento. Veja as fotos e os vídeos abaixo:

Video1:
http://www.youtube.com/watch?v=eoIzbbnizvU

Video2:http://www.youtube.com/watch?v=3kRng32-rsw


















Feira de Ciencias da Escolinha I E I 2011


Dia 20 de novembro deste ano foi realizado no Instituto Educacional Inhumense - IEI a feira de ciências com o tema "Matematica Em Toda Parte"; os alunos desenvolveram várias oficinas onde abordava a disciplina matemática na construção, na cozinha, na comunicação, no futebol, na arte, na escola, nas feiras e nas finanças. Outro ponto forte do evento foi a inauguração do laboratório de informática da escolinha; computadores adquiridos pelo inhumense kleber que mora em São Paulo e fez a doação para escola. Veja as fotos e os videos abaixo:

Feira Parte 01 - http://www.youtube.com/watch?v=ocYJINczG1A


Feira Parte 02 - http://www.youtube.com/watch?v=h3K4G6OdJS8