quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Visita Missionária em Inhuma

Esta acontecendo de 24 a 29 de novembro na paróquia de São José a 1ª Visita Missionária em Inhuma. O evento esta sendo coordenado pelo Padre Edivaldo Barbosa pároco da cidade juntamente com a equipe da paróquia que envolve as pastorais, ECC, e membros das igrejas de todas as localidades inhumense. Hoje teve uma missa às 11:00h que foi celebrada pelo acebispo do Piauí Dom Sérgio que vai ficar em Inhuma até o domingo dia 29. Dom Sérgio tem uma agenda de compromissos cheia nesses dias que passa por Inhuma, reunindo-se com as autoridades do município, educadores, conselhos e visitando alguns órgãos municipais como o Hospital Inhazinha Nunes. O objetivo dessas reuniões é para contribuir para a evangelização dos inhumenses e obras de caridade para os que necessitarem. Dom Sérgio irá também percorrer por algumas comunidades do município como: Baixas, Roque, Buriti Cumprido, Curral Velho e na localidade Saco Grande será realizada o Crisma de alguns jovens da região. Muitos padres da região estão presentes para colaborar com o evento que é inédito em Inhuma e alguns desses padres são filhos de Inhuma como é o caso do Padre Francimilson do santuário de Santa Cruz dos Milagres e o padre Vanderlei. Confira a programação clicando nas fotos.














































quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Armazém Paraíba Com Novo Espaço em Inhuma


A loja do Sr. João Claudino "Armazém Paraíba" esta em um novo espaço na cidade localizado na rua São José em frente a rodoviária do município. A loja esta mais ampla agora e com instalações modernas seguindo o padrão das demais lojas de grande porte do grupo. A inauguração foi hoje com muita festa, carreata com motoqueiros e carros, fogos de artifício e muitas promoções para os visiantes. Muita gente foi conferir os produtos em promoção do dia.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Idosa era Maltratada a Mais de 10 Anos Em Inhuma


A Sra. Maria Isabel Ferreira de 73 anos aposentada mais conhecida por Dona Sinhá, estava a mais de 10 anos sendo maltratada pelo seu companheiro o Sr. Pedro José de Barros de 79 anos mais conhecido pelo apelido de Pedro Porem. Eles moram na Rua Lourenço Moura no bairro Morro e Segundo o conselho do Idoso de Inhuma há alguns dias familiares procuraram a enfermeira do Plano Saúde da Família da área para visitar a residência deles para constatar o problema. Então a mesma juntamente com uma agente de saúde foi até a residência dos dois e chegando lá pediram para entrar no sentido de fazer uma visita de rotina do PSF, mas o seu Pedro Porem não autorizou a entrada delas. Então a equipe comunicou o fato ao Conselho do Idoso e a Secretaria da Assistência Social do município. Quando a secretária e a conselheira depararam com a situação de Dona Sinhá falaram que ela tinha que ser levada para o hospital o mais rápido possível para receber os cuidados necessários devido sua idade e os maus tratos. Ela disse que freqüentemente recebia agressões do Sr. Pedro quando ela não correspondia os seus mandados desde quando ficaram juntos a mais de 10 anos; ela era viúva e o conheceu a muito tempo atrás ficando com ele até sexta-feira passada. Ele a queimava com bituca de cigarro: suas nádegas, virilha, braços e pernas; outras vezes a mordia nos braços nas mãos e barriga; enforcava e soqueava dizendo que se ela gritasse a matava e sempre a obrigava a colocar o órgão genital dele na boca dela; ele era tão esperto que tirava a dentadura de Dona Sinhá quando fazia isso. Sua vagina estava com cicatrizes de unhas e cortes, sua alimentação era precária onde as vezes era obrigada a comer 03 ovos cozidos por dia. Foi necessário a presença da policia militar para que dona Sinhá fosse levada para o hospital devido a resistência de seu Pedro em deixa ela sair de casa, pois nem a família ele deixava encostar perto de dona Sinhá. Quando alguém chegava para ajudar ele botava pra correr e quando falavam em dar um banho em dona Sinhá seu Pedro falava que não precisava porque ela na iria sair mesmo pra nenhum lugar e quando ela chegou no hospital disse que já estava a quase um ano sem banhar e todos os presentes constataram o mau cheiro que ela tinha naquela hora. Foram encontrados alguns hematomas e cortes nela na boca, virilha e nádegas; depois de medicada as auxiliares de enfermagem deram um banho demorado em dona Sinhá que no final disse que estava aliviada depois do banho e que estava com medo de voltar para sua casa, mas o Conselho do Idoso está tomando as providencias para que Dona Sinhá seja cuidada por um tutor, pois pra casa ela não volta mais. Atualmente ela esta em uma casa alugada por um parente e tem duas pessoas tomando de conta dela até que a justiça determine quem será o tutor dela.













sábado, 21 de novembro de 2009

Noite Cultural do João de Deus


Foi realizado ontem 20.11.09, na escola estadual João de Deus Carvalho a XI Noite Cultural, com 07 salas de exposições e amostras de trabalhos de ciencias, humanas e exatas realizados pelos alunos da escola auxiliados pelos professores, concurso garoto e garota JD, danças: capoeira e dança africana e gincana cultural. Teve também durante todo o mês de outubro e começo de novembro deste ano, uma campanha para arrecadar alimentos que serão doados para pessoas carentes do município, onde a 05 dias atrás houve um intercolegial de fut-sal realizado no poliesportivo deputado Mussa Demes entre escolas municipais e estaduais e a entrada era 1kg de alimento não perecível, para ajudar na campanha da escola João de Deus. As professoras Rosa e Helena informaram que os trabalhos dos alunos foram bem assistidos pelos visitantes e a coordenação ficou bastante satisfeita com o resultado da noite cultural o tema este ano foi a Conciência Negra pois ontem foi o dia da mesma. No final do evento todos dirigiram-se para o inhumense clube onde foi realizada a festa de encerramento com a banda eclipse; muito gente participou do evento.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Assassino da Esposa Comete Suicídio


O Sr. João Grosso de 46 anos que matou sua esposa a Sra. Ana Expedita Barbosa de 36 anos na localidade Amargoso segunda dia 16.11.09 com uma tijolada na cabeça, cometeu suicídio ainda esta manhã de sexta-feira 20.11.09 na localidade Malhada; ele estava foragido desde o dia do crime escondido em roças da localidade Amargoso. Seu irmão falou que estava se deslocando de Inhuma para a localidade Malhada quando viu João Grosso pendurado em um cajueiro próximo a estrada. Ele parou a moto e correu em direção ao seu irmão e quando chegou perto viu que ele estava morto enforcado. Ele já estava perto da residência do seu sogro e cometeu o suicidio com um pedaço de corda que pegou de uma cancela na propriedade próxima a do pai de Ana Expedita. O casal tinha muitos filhos inclusive no dia em que João matou sua esposa estava presente 03 filhas menores que presenciaram o crime e quando elas chegaram na cidade chorando muito pela morte de sua mãe, falavam aflitas como era que elas iriam viver agora sem a mãe já que era ela quem dava alimento para elas. Os outros filhos moram em São Paulo e apenas um que tem 22 anos que mora em Inhuma é quem esta tomando as providências para sepultar o Pai.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Noite Cultural da Escola Luiz Leal

A escola municipal Luis de Sousa Leal realizou a 2ª noite cultural onde o tema era a conciência negra e cultura afro-brasileira. A diretora Valdirene informou que o evento faz parte da programação do ano letivo da escola onde os alunos serão beneficiados com pontos pela participação das oficinas no evento, teve uma palestra com o psicólogo do município para os pais dos alunos onde ele falava da importância dos mesmos no acompanhamento educacional de seus filhos. A professora Conceição Ramos falou que foram abordados vários temas relacionados com a cultura negra como: as danças destacando a capoeira apresentada pelo grupo de Inhuma, comidas típicas, crenças e muitas homenagens a pessoas importantes que contribuiram e ainda contribuem para o fortalecimento da cultura negra no Brasil e no mundo. Foram lembrados fatos históricos relacionados com a princesa Isabel, Lei Aurea, Zumbi dos Palmares, escrava Isaura, Martin Luther King; na atualidade Pelé, Gilberto Gil, Nelson Mandela, presidente Obama e em Inhuma a nossa poetisa Dona Anita que sempre esta contribundo com a cultura inhumense jutamente com sua irmã Dona Angelita. Várias autoridades municipais participaram do evento assim como outros alunos de escolas do município e inhumenses fazendo aquela integração e conferindo as salas tematicas onde os alunos explicavam sobre a cultura afro-brasileira; e no final a agitação ficou por conta do Pancadão Laser Som. Veja as fotos no link abaixo :


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Familia de Seu Lero de Luto


Morreu ontem 17.11.09 às 16:00h em Inhuma o Sr. Aureliano Ferreira de Sousa mais conhecido por todos como: "SEU LERO". Ele tinha 94 anos e a 14 anos tinha passado por uma cirugia no intestino mas até o final de 2008 estava com a saúde estavél. Seu Lero era muito querido por todos os inhumenses que o conhecia porque era brincalhão; gostava de contar piadas e devido sua idade era um arquivo vivo e contava muitas histórias desde o início do município. Era muito bom em calculos apesar de só ter estudado um semestre em toda sua vida na cidade de Valença. As pessoas pediam para ele calcular quantos hectares tinha suas terras e ele realizava os calculos na sua memória sem usar calculadora, os dedos ou até mesmo o lápis. Era agricultor e gostava muito de sua propriedade na localidade Palestina. Sua familia é enorme com muitos netos e bisnetos. Seu Lero até os seus 92 anos andava sozinho pelas ruas de Inhuma e as vezes caminhava até sua propriedade sozinho e gostava de tomar um conhaque de vez em quando onde ele dizia brincando que era seu elixir da vida longa. Ele apresentou complicações em seu intestino agora nesses ultimos dias e faleceu por volta das 16 horas do dia 17 deste mês; seu corpo esta sendo velado em sua residência na sede de Inhuma com a presença de parentes, amigos e várias autoridades municipais e estaduais insclusive a presença de seu neto Marco Vinicius que é prefeito do vizinho município de Novo Oriente. A familia informou que o enterro será provavelmente por volta das 09:00 do dia 18.11.09.

Eleição na Escola João de Deus

A eleição para decidir quem será a nova diretora da escola estadual João de Deus em Inhuma esta bastante disputada. As candidatas Helena e Jesus Morais estão visitando as salas de aula mostrando suas propostas e pedindo voto aos alunos e professores. A disputa promete ser bastante acirrada pois as duas são boas candidatas e tem serviço prestado na escola. A eleição será no dia 03 de dezembro deste ano.

HOMICIDIO EM INHUMA

Aconteceu dia 16.11.09 um homicidio em Inhuma o crime foi na localidade Amargoso cerca de 6km da sede do município por volta das 20:00h. O Sr. conhecido como João Grosso de 50 anos teve uma discussão com sua esposa mais conhecida na cidade como dona Ana de Ze de Ana e o seu esposo trocou tapas com a mesma que saiu correndo para fora de sua residência; foi quando o Sr. João Grosso que estava em estado de embriaguez elevado pegou um tijolo e jogou em dona Ana que atingiu sua cabeça ocasionando uma grande lesão. A mesma foi conduzida ao hospital Inhazinha Nunes na sede mas não resistiu e morreu, ela tinha aproximadamente 45 anos. O Sr. João Grosso esta foragido mas o delegado informou que as buscas estão acontecendo e que já tem uma pista da localização do mesmo onde até o final do dia 17.11.09 prenderiam o assassino. Algumas pessoas próximas ao casal falaram que constantemente ele brigavam e que todos os dois gostavam de beber.

sábado, 14 de novembro de 2009

Acidente na BR - 316 Hoje 14.11.09

Aconteceu a meia hora atrás às 14:00h um acidente na BR 316 - Km 241 próximo a entrada de Inhuma, envolvendo uma moto Honda XLR 125 e um carro modelo Pegout 307 wagon azul. O dono do carro estava reduzindo o carro no sentido Picos - Teresina para poder passar pelos quebra-molas que foram colocados no mês passado nas proximidades do acesso ao muncípio de Inhuma, quando um motociclista identificado pelo nome de Francisco bateu na treseira do veículo. Algumas pessoas que passavam na hora disseram que o motociclista estava andando em alta velocidade e parece que ele não viu que tinha quebra-molas e quando o carro reduziu não deu tempo de Francisco brecar, ocasionado a colisão na trazeira do Pegout. Francisco ficou muito machucado no rosto e na cabeça pois ele estava sem capacete; e foi levado por um moto-taxi para o hospital Inhazinha Nunes de Inhuma e não corre risco de vida. Sua moto foi levada pelos policiais de Inhuma até a delegacia e o dono do carro foi registrar um boletim de ocorrência pois ele disse que o dono da moto estava trafegando pela BR sem capacete e a moto sem placa e segundo algumas pessoas ele ainda estava bêbado.















Veja as Inscrições do Concurso de Inhuma Homologadas

Veja as inscrições homoladas do concurso da prefeitura de Inhuma no link abaixo:
www.institutoludus.com.br , para ver as inscrições click em download na pagina inicial do site do ludus procure a cidade Inhuma e depois click em inscrições homologadas o arquivo está em PDF.

Feira Cultural na Escola Arlindo Cipriano Leal

Foi realizado na quinta feira a partir das 22:00h a feira cultural da escola Arlindo Cipriano Leal, no evento houve esposição de trabalhos escolares, danças, comidas tipicas, desfile e amostras de produtos da terra. Teve também uma gincana cultural onde o grupo vitorioso foi o da professora Rosimar Pacheco e no leilão ela arrematou varias jóias.

Jogo Beneficente em Inhuma

A escola João de Deus organizou na quinta dia 12.11.09 um campeonato de futebol de salão entre escolas do município no poliesportivo Dep. Mussa Demes onde a entrada era 1kg de alimento não perecivel. Segundo as coordenadoras Rosa Adriano e Helena informaram que esse evento faz parte da feira de ciências que vai acontecer na próxima semana no colégio; onde vão acontecer exposições de trabalhos escolares nas diversas áreas, jogos, brincadeiras dentre outras atividades. Os alimentos arrecadados serão distribuidos para as pessoas carentes de inhuma no Natal.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Stefhany Inhuma Nova Musica


Veja a novo hit da cantora em parceria com Jonas Aguiar. É uma versão da música hush hush da banda Pussycat Dolls. O nome da musica é Blush Blush; veja o video abaixo:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Moto Roubada em Inhuma

Foi roubada em Inhuma uma moto Titan azul nas proximidades do bairro Liberdade. A moto pertence a o inhumense Laércio. A policia já recuperou a mesma e prendeu 02 dos 04 assaltantes que são de Inhuma; eles estão na captura dos outros dois e no domingo 08.11.09 teve troca de tiro da policia com um dos envolvidos por volta das 23:30h mas ele conseguiu fugir.

sábado, 7 de novembro de 2009

V Feira de Ciencias do Instituto Educacional Inhumense


A escola Instituto Educacional Inhumense realizou ontem 06.11.09 a sua V Feira de Ciencias e uma gincana cultural mostrando as expressões nordestinas. Os professores e alunos organizaram o evento coordenado pelas professoras Maria Amélia e Iracema onde foram mostrado vários temas divididos em areas; e os alunos explicavam para os visitantes que entravam nas salas. Depois foi realizada as etapas finais da gincana que foi composta de 03 equipes: Tradição Nordestina, Mandacarú e Parraxaxa onde o resultado saiu na seguinte ordem: 1º lugar com 3010 pontos a equipe Tradição Nordestina, em 2º lugar com 2980 pontos a equipe Parraxaxa e em 3º lugar com 2920 pontos a equipe Mandacarú. E finalizando o evento a animação ficou por conta da banda Novo Skema de Ipiranga -PI; muita gente foi conferir o evento. Vejas as fotos no Link abaixo:

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Stefhany e o Blog Oficial


A cantora ganhou de um jovem expert em informática de são paulo um blog. E Stefhany gostou tanto que agora destaca como seu blog oficial o endereço é: www.stefhanyabsoluta.blogspot.com . Lá voce vai ver todas as novidades da cantora.

Alunos Recebem Certificado do ProJovem

Os alunos do programa do governo federal ProJovem Urbano, receberam ontem seus certificados de conclusão do curso. No Piaui o programa é coorenado pelo secretario estadual do trabalho o dep. Helio Isaias; ele estava presente na solenidade que aconteceu ontem no inhumense clube. Participaram também no evento autoridades municipais.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Stefhany deu 13 pontos de Audiencia ao Esquadrão da Moda


A cantora teve um otimo desempenho no programa e apesar do apresentadores e assessores tentarem cortar seu cabelo ela resistiu e não aceitou a proposta, mas a grande maioria dos fãs gostam do seu estilo, assim mesmo com o cabelo grande. As dicas dos apresentadores foram muito importante para abrilhantar mais ainda sua carreira e os depoimentos dos produtores musicais de reconhecimento nacional e internacional aprovam o sucesso dela muito importante também, principalmente os depoimentos das cantoras Preta Gil, Claudia Leitte e Luiza Possi. Hoje ela estava em Inhuma revendo a familia e amigos depois de vários dias de gravações de programas de TV. Veja todo o vídeo no link abaixo:

Perereca o Andarilio da Bicilceta em Inhuma


O palhaço de rodeio Antônio Rogério do Nascimento mais conhecido como Perereca, Um dia fez um desafio que mudou a sua vida: entrar para o Guinness Book, o livro dos Recordes, mas para isso é preciso pedalar 42 mil quilômetros, sendo 35 mil no brasil e 7 mil no exterior. No desafio em que entraram 15 pessoas restam apenas Perereca e um americano. Perereca está na frente por 1.400 km. Todo o percurso é certificado pelos postos da Polícia Rodoviária Federal. Perereca saiu de Arenópolis, no Mato Grosso no dia 1º de março de 2004. Ele já visitou todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, e ainda passou por Argentina, Uruguai e Chile. Hoje, (04/11/09) está em Inhuma na BR -316 Km- 240 e daqui segue para o Teresina onde vai ter uma apresentação ao vivo no programa Mais Você da Ana Maria Braga da Globo na terça 10.11.09 e vai encerrar o desafio no fim deste ano, quando seguirá de volta em sua casa no Mato Grosso em sua terra natal Arenópolis. O ciclista conta que a receptividade dos argentinos deixou um pouco a desejar, mas que na maioria das vezes por onde passa é sempre bem recebido. Ele conta que precisa da ajuda da população para se manter, como alimentos, água e às vezes até mesmo um teto para descansar. Por duas vezes neste longo caminho Perereca pensou em desistir. Passando fome, frio, e dependendo da ajuda das pessoas por onde passa, o que o manteve firme foi a crença em si mesmo e a vontade de sair um vencedor. “Eu costumo dizer assim, prefiro as lágrimas de não ter vencido, do que a vergonha de não ter lutado”, destacou. Ele agradecdeu ao apoio dado a ele em Inhuma na popular fm e no posto de gasolina São Cristóvão onde ficou hospedado.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Stefhany Hoje No Esquadrão

A cantora Stefhany vai estar hoje no programa do SBT Esquadrão da moda com Isabella Fiorintino e Arlindo Grund; ontem ela fez uma participação na Rede TV e domingo dia 01.11.09 ela participou do programa do Gugu na Record. A cantora esta também com muitos shows programados para São Paulo em casas de shows e boites.