domingo, 29 de março de 2009

Stefhany Acaba de Participar do Programa Domingo Legal do GUGU


A cantora Stefhany acabou de fazer sua apresentação ao vivo no programa Domingo Legal do Gugu (29.03.09); foram 20 minutos de sua presença no palco juntamente com o GUGU, onde ela cantou suas musicas mais famosas que estão no site: Youtube. Gugu falou que ela é a sensação da internet com mais de 500 mil acessos. Stefhany vai voltar a pedido do Gugu no próximo programa para um encontro dela com o cantor Amado Batista, pois Stefhany é Fãn do Cantor e quer conhece-lo. Ela mandou abraços a todos os piauienses e para seus familiares de Inhuma. A cantora foi indagada pelo apresentador Gugu se a mesma ja tinha recebido propostas de posar em alguma revista, então ela respondeu que sim: "uma pessoa por telefone falava com sua mãe Nety e dizia que era da revista Playboy e queria fazer um contrato para a cantora posar mas de cara sua mãe disse que não dava certo pois a mesma era de menor e seu público na maioria era de crianças". Ela cantou vários sucessos seus como: Madrugada, Amor Meu, Eu Sou Stefhany e todos aplaudiram.

sábado, 28 de março de 2009

Confirmado Stefhany no Gugu Amanhã


Confimado a cantora Stefhany estará amanha dia 29.03.2009 no programa Domingo Legal do Gugu Liberato. A cantora estava em São Paulo realizando Shows e foi convidada pela equipe do programa.

Inhuma Fica Sem Agua Novamente


O município de Inhuma sofre mais uma vez com a falta de água. na semana passada uma das bombas tinha queimado e o sistema de abastecimento estava funcionando precariamente em alguns bairros, a bomba foi consertada na segunda dia 23.03.09 às 16:00h e o serviço normalizou na terça. Só que na sexta-feira as duas bombas queimaram novamente por volta das 09:00h e com isso o município ficou totalmente sem água. Hoje 28.03.09 os técnicos chagaram às 14:50h e retiraram apenas uma das bombas para manutenção. Eles informaram que as bombas novas só chegariam na parte da noite e que amanhã eles iriam retirar a segunda bomba queimada e colocariam as duas novas até o final do dia 29.03.09. A população esta revoltada com esse problema pois sempre essas bombas estão queimando. Algumas pessoas estão apelando para pedir água das residências que tem poço tubular. O escritório local da Agespisa diz que o problema é da Cepisa que tem uma energia muito oscilante que prejudica o funcionamento das bombas e outro fato é que a cidade esta crescendo e os reservatórios não suprem mais a necessidade do município. Com isso as bombas tem que funcionar o dia inteiro se não falta água nas casas.

3º Jogo do Campeonato Piauiense de Futebol em Inhuma


O 3º jogo do Campeonato Piauiense de Futebol em Inhuma no estádio "O Alilão", garantiu a permanência do Carcará de Oeiras contra o Corisabá de Floriano de 2 x 1. O jogo foi emocionante pois os times estavam jogando bem o corisabá comecou ganhando de 1 x 0 e no segundo tempo Oeiras virou o jogo. Como o time de Barras empatou jogando contra o River, garantiu vantagem para o Carcará. O jogo estava sendo transmitido para a cidade de Oeiras pela rádio am 830khz Primeira Capital onde emocinado o deputado estadual Mauro Tapety, o ex-prefeito Tapety Neto e o vereador Pedro Freitas falaram ao vivo para os oeirenses da grande vitória do time Carcará de 2 x 1 contra o corisabá e agradecendo a todos pela vitória. Estavam presente também várias autoridades locais como o prefeito, vereadores e secretários

sexta-feira, 27 de março de 2009

Biblioteca de Inhuma Recebe Acervo do Programa Nacional do Livro Aberto


A biblioteca Fonte de Cultura de Inhuma que fica no centro cultural Francelino Sousa Araújo, recebeu um acervo de 1800 livros do programa do governo federal Livro Aberto para bibliotecas públicas de todo o País. Foram 200 municípios contemplados na época em 2008 e do Piauí somente 03 muncípios receberam os livros; a equipe da prefeitura e uma Ong Sociedade Amigos da Bilbioteca de Inhuma realizaram o projeto e ganharam o acervo. A solenidade de entrega simbólica ocorreu no dia 17 de junho de 2008 com a presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil. O ex-prefeito Dr. Alilo, sua esposa Socorro Leal e a secretaria de educação professora Maria Adamir participaram do evento. Os livros só chegaram no município agora no mês de Fevereiro e já estão sendo catalogados para poderem ficar a disposição dos inhumenses que queiram fazer pesquisas na biblioteca. Veja a matéria publicada no site do ministério da cultura na época.http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/23/solenidade-na-biblioteca-nacional/


23 de junho de 2008

Solenidade na Biblioteca NacionalEvento reúne 300 pessoas no Auditório Machado de Assis, da FBN/MinC, no Rio de Janeiro A Fundação Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, promoveu no dia 17 de junho a entrega de certificados a 200 prefeitos de municípios contemplados, no período de 2004/2007, com as ações de Implantação de Bibliotecas Públicas e de Modernização de Acervos, no Programa Livro Aberto, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

O evento foi realizado no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. O presidente da FBN, Muniz Sodré, abriu a solenidade enfatizando a importância da biblioteca pública e da leitura no desenvolvimento cultural e educacional do cidadão. Ainda ressaltou a adesão dos prefeitos ao evento como dado significativo para o Ministério da Cultura.

Também participaram da composição da mesa o governador do Maranhão, Jackson Lago; a chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MinC e coordenadora-geral do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles; o chefe da Representação Regional do Rio de Janeiro, Adair Rocha; o coordenador-geral do Livro e da Leitura, Jéferson Assumção; e a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Cavalcanti.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Cantora Stefhany no Gugu


O empresário da cantora Stefhany esta realizando contato com a assessoria do Gugu Liberato para uma apresentação da cantora no programa Domingo Legal. Ainda não tem a data definida para apresentação mas logo estaremos publicando para todos. A cantora estava fazendo Shows em São Paulo.

Conselho Tutelar Atuante em Inhuma


O Conselho Tutelar de Inhuma que recentemente foi renovado esta bastante atuante na cidade. A posse dos novos conselheiros aconteceu dia 04 de Março de 2009 às 09:00h no salão paróquial da Igreja de São José, com a presença de várias autoridades municipais como a Promotora Dra. Everangela Araújo, o prefeito Moaci Gonçalves, Vereadores, Secretários, o ex-prefeito Dr. Alilo Leal e Conselheiros de outras cidades. Na ocasião o presidente de conselheiros tutelares de toda região de Picos e Valença falou do total empenho que o Dr. Alilo Leal fez para o fortalecimento do Conselho Tutelar de Inhuma em sua gestão pois que se tratava de um órgão que cuidaria dos direitos das crianças e dos adolescentes deste município. Em seu discurso Dr. Alilo agradeceu ao conselho pelo convite e que sentia honrado em estar participando de um evento que trará melhorias para as crianças e jovens do município, falou também da responsabilidade que os conselheiros assumiram e desejou a todos sucesso em sua nova missão. O presidente do conselho de Inhuma Elton Almondes que foi reeleito disse que já tinha realizado muitos trabalhos em prol das crianças e dos adolescente de Inhuma mas que o reforço de mais 04 conselheiros agora vai poder realizar um trabalho em todo território municipal; ele juntamente com os outros conselheiros já estão realizando trabalhos de conscientização dos donos de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas e cigarros para os mesmos não venderem para menores. Visitaram todos os bares, restaurantes e comercio que vende estes produtos na cidade; estão também trabalhando em parceria com a polícia quando acontecem ocorrências que envolvem menores. Antes desta eleição o conselho tinha dificuldade para realização dos trabalhos mas com uma nova lei municipal que foi criada colocando vencimentos de um salário mínimo para os 05 conselheiros agora ficou mais fácil.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Inhuma Fica 03 Dias Sem Água


O município de Inhuma ficou este final de semana sem água, o motivo foi uma das bombas que puxam a água para os reservatórios que queimou, o famoso poço do BEC que fica na Br-316 como é chamado foi o primeiro poço cavado para suprir a necessidade do município. O gerente administrativo de Inhuma o Sr. Evaldo Paraiba falou que foi comunicado que a bomba estava queimada no sábado de imediato ele acionou a equipe de plantão que vieram para o município para retirar a bomba queimada para levar para Teresina; como Inhuma cada dia cresce os reservatórios já são pequenos para suprir a cidade o primeiro é de 50 mil litros e o segundo de 300 mil litros então para que a agespisa da cidade possa ter uma reserva de água quando acontecer esse tipo de problema seria necessário mais um reservatório de 300 mil litros, Evaldo disse que as bombas queimam porque ainda existe muita oscilação na rede elétrica da cepisa na cidade e com isso quem paga é o consumidor. A bomba foi colocada hoje por volta das 16:00h e o sistema de abastecimento deve normalizar pela noite.

Inhuma Fica 15 Horas Sem Energia Elétrica


Inhuma fica 15 horas sem energia elétrica devido a uma chuva muito forte e com muito vento que começou ontem 24.03.2009 por volta das 22:30h, foi muita água e vento que terminou derrubando 03 postes de transmissão da rede de alta que fica na Br-316 precisamente no Km-249. Só pela manhã que os técnicos da Cepisa puderam chagar com os equipamentos para consertar a rede. Todo o município ficou sem energia que só voltou a normalizar por volta das 14:00h de hoje.

Cepisa Realiza Cortes Em Inhuma


A CEPISA esta realizando em Inhuma cortes de energia das residências que estão com até 03 contas sem pagar quem pagou o até o mês de Janeriro de 2009 esta fora da lista de cortes. Muitas familias estão reclamando que devido os inhumenses terem sido proibido de pagar suas contas por determinação da justiça em 2006, 2007 e 2008 houve um uso exagerado de enrgia pelos consumidores e que depois que a Cepisa conseguiu retomar a cobrança no final de 2008 nos meses de Nov e Dez os valores estão muito altos e as pessoas não tem condições de pagar. As contas só começaram a normalizar depois que as pessoas começaram a economizar em Janeiro mas o reflexo da economia so pode ser visto na fatura de Fevereiro e com isso a população esta sendo penalizada com os cortes de energia. Hoje uma pessoa que teve sua energia cortada e que suas contas estão em dias foi ao Forum com Advogado para entra na justiça contra a empresa de energia pelo dano causado. Os funcínários da Cepisa cortaram sua Luz e o mesmo está quite com a empresa até março de 2009, idignado com o abuso do órgão entrou com uma ação na Justica local.

Um Homem Comete Suicídio em Inhuma


O lavrador Acassio Morais dos Santos de 23 anos cometeu suicídio hoje por volta das 14:00 no assentamento Maracaí de Inhuma. Ele era casado com Kassia Morais tinha 03 filhos e sua relação com a esposa era conturbada. Os familiares falaram que a algum tempo atrás ele chegou a separar de sua mulher e por isso tentou agredi-la o que resultou numa prisão. depois se reconciliaram e foram morar no assentamento mas mesmo assim as brigas não pararam; ultimamente ele estava muito calado e a família sabia pouco de seus problemas, as pessoas da cidade falaram que ele era uma pessoa de bem, trabalhador e bom pai. Mas hoje no assentamento por volta das 14:00h ele pegou uma espingarda e efetuou um disparo em seu peito que causou sua morte imediata. Uma ambulância de Ipiranga foi até o assentamento que fica no limite entre as duas cidades e o levou para o hospital de Inhuma. O corpo esta sendo velado na residência de sua mãe a senhora Luiza Morais.

2a Rodada de Jogos do Campeonato de Futebol Piauiense em Inhuma

A segunda rodada de jogos do campeonato piauiense de futebol em Inhuma teve os seguintes times: Sociedade Esportiva de Picos - SEP contra o Carcará de Oeiras, o jogo foi muito tenso entre os dois times e a partida terminou com 02 para Picos e 01 para Oeiras. Havia muita gente no estádio Alilão principalmente das cidades de Oeiras e Picos prestigiando o campeonato dentre eles o prefeito de Picos Gil Paraibano e o ex-prefeito de Oeiras Tapety Neto. O jogo estava sendo transmitido via link celular para as cidades de Picos através da Fm Cultura e Oeiras pela rádio am primeira capital, apesar da assessoria de comunicação do município de Inhuma não querer permitir este blogueiro fazer seu trabalho no estádio Alilão fica meu repúdio a esse assessor o Sr. Juerismar Rodrigues que disse na frente de muitas pessoas no estádio que não permitia a divulgação do Grupo Meionorte nas locuções dos radialistas que estavam transmitindo o jogo pois a meionorte não tem nada a ver com o campeonato piauiense, assim disse o assessor pois não quero citar mais palavras que o mesmo falou para o grupo MN porque tenho educação e ética, infelizmente estamos vivendo uma ditadura aqui na cidade mas não vamos calar. O estádio Alilão foi inaugurado em 1984 no governo Hugo Napoleão e na administração do Dr. Alilo Leal e ampliado e reformado pelo mesmo em 2001, com um excelente gramado, alambrado, vestiário, banheiros e cobertas para os times no campo, mas infelizmente na divulgação dos jogos na cidade mudaram o nome de Alilão para PIÇARRÃO como se escuta em todas as propagandas dos jogos no município

sábado, 21 de março de 2009

Detran Em Inhuma Mais Uma Vez



Uma equipe do Detran de Teresina juntamente com a companhia de transito do estado do Piauí acabaram de realizar mais uma operação na cidade de Inhuma, a sete dias atrás uma equipe de Picos e Valença realizaram a mesma operação. O coordenador da operação Sr. Cortez falou que já estão vindo de Lagoa do Sítio, Valença e Novo Oriente, a equipe conta com 04 motos, 02 gols da companhia de transito de Teresina, um reboque e um gol do Detran, foram presas 15 motos que serão levadas para ciretran de Valença, eles estão atuando em todo o estado do Piauí por determinação do Diretor Geral Jesus Rodrigues Alves. Cortez falou também que foi também feito o pedido dessas operações pelo 03 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) de cada cidade pelo fato do grande números de acidentes e vandalismo que ocorre nas mesmas, em Valença ele disse que prendeu duas pessoas que estavam pipocando com as motos pelas ruas. Ele disse também que o numero de menores pilotando moto e pessoas nelas sem os acessórios como capacete, placa, selo e retrovisores é muito grande, então a operação é para coibir isso. Cortez informou que sempre vai ocorrer operações deste tipo nas cidades do Piauí, mas muita gente está questionando o fato deles chegarem nas cidades onde nem sinalização de transito tem e nem mesmo uma legislação municipal para que os condutores possam saber andar como manda a Lei. Veja as fotos abaixo!!!






















































































































Festejo de São Jose Foi Tranquilo



O festejo do padroeiro São José de Inhuma que aconteceu de 10 a 19 de Março foi muito bom disse o Padre Edivaldo Barbosa que em entrevista com o blogueiro falou da parte religiosa e um pouco da parte social. Padre Edivaldo comentou que as missas foram bem assistidas pelos devotos de São José, e as outras atividades como a quermesse, leilão, feijoart, homenagem aos vaqueiros e a procissão teve a partipação de muitos inhumenses e turistas. As missas foram realizadas pelo pároco e por vários padres de outras paróquias que vieram prestigiar os festejos, como o padre Moaci, padre Francimilson que é inhumense e o acerbispo Dom Sérgio. O fluxo de gente em relação ao ano passado foi menos pelo fato do evento ter ocorrido no meio da semana e com isso muitas pessoas não puderam vir. Muitos políticos estiveram presentes nas festividades como o ex-prefeito Dr. Alilo, vereadores, toda administração municipal, o deputado Mauro Tapety, a deputada Lilian Martins e o Vice-Governador Wilson Martins que participou da procissão. Na parte social as festas com as bandas Mala 100 Alça e Companhia do Forró atrairam muitas pessoas principalmente jovens para cidade. Todo o evento foi tranquilo e sem nenhuma ocorrência policial.

Campeonato Piauiense de Futebol em Inhuma


O campeonato piauiense de futebol 2009 que esta sendo realizado em todo o Piauí foi realizado hoje em Inhuma o Jogo dos times de Oeiras contra Floriano. Os jogos estão sendo realizados aqui no estádio O Alilão porque o estádio de Oeiras esta interditado. Então com o pedido do presidente da Federação Piauiense de Futebol do Piauí o Lula ao prefeito de Inhuma os jogos que seriam realizados na primeira capital estão acontecendo em Inhuma. O jogo deste domingo saiu com o resultado de 2 para o Carcará de Oeiras e 2 para o time de Floriano. Além desse jogo de hoje, ainda terá mais 02 jogos no estádio Alilão na primeira fase do campeonato. Estavam presentes no jogo várias autoridades municipais e de outros municípios como a prefeita de Ipiranga Yolanda, o Deputado Estadual Mauro Tapety e o ex-prefeito de oeiras Tapety Neto.

Policia de Picos e Valença Faz Operação em Inhuma


Os policias do Rocad de Picos, Policia Civil e Militar de Valença e Detran de Teresina, realizaram uma operação agora pouco em Inhuma, segundo o Delegado regional de Valença Dr. Beni, o comandante do batalhão de Valença Tenente Santos e o comandante de Picos Major Vicente Carlos que esta substituindo o major Wagner falaram que esta operação foi feita de rotina na região e segundo o tenente Santos por motivo de alguns pedidos feitos por pessoas que estão preocupadas com a segurança na cidade. Tenente santos disse que de certa forma é uma operação semi-educativa porque as pessoas foram abordadas e que só apreenderam algumas motos que estavam em situação ilegal, muitas delas são motos de pinadas (ou de Leilão) que são leiloadas para sucateiros, mas as pessoas aproveitam para comercializar. Uma tática usada pelos meliantes é pegar o chassis de uma moto dessas e colocar peças de motos novas roubadas ai eles vendem para as cidades do interior onde a fiscalização é menos severa. Foram apreendidas 16 motos e todas serão encaminhadas para ciretran de Valença. O major Vicente Carlos do comando de Picos disse que frequentemente vai realizar operações desse tipo em toda região.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Hoje é Um Grande Dia Para o Brasil


Hoje é um grande dia para o Brasil pois 13 de Março é comemorado o dia da Batalha do Jenipapo (13.03.1823), movimento piauiense que contribuiu para a independência do nosso País. Historiadores piauienses falam que foi uma das batalhas mais sangrentas em relação a outras batalhas que houve no Brasil no período, porque os camponeses e pessoas comuns homens de mulheres lutaram contra a guarda portuguesa que tinha um potencial bélico como: canhões, espingardas e espadas e a população de campo maior do Piauí lutava com facões, foices, enxadas e facas e o impressionante é que mesmo assim ganharam a batalha. Os políticos do Piauí representaram bem o movimento em Brasília no senado e o presidente da casa José Sarney falava com emoção pois lembrava de seu pai que filho de Valença do Piauí. As autoridades piauienses estarão nesse dia em Campo Maior onde foi erguido o monumento em homenagem as pessoas que lutaram com muita glória e será exibida uma peça teatral sobre o dia da batalha.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Festejo de São José Esta Atraindo Muita Gente

O festejo de São José já esta atraíndo muita gente para o município de Inhuma, muitas barracas estão montadas nas praças da cidade e os fieis lotam as missas. Um fato curioso este ano que muitas pessoas estão questionando é que as missas tradicionalmente começavam às 19:00h e esse ano estão começamando às 19:15h; muita gente está intrigada com a mudança do horário pois a mais de 30 anos que o horário das missas não mudava.

Governo Faz Incentivos Para Pequenos Empreendedores

O governo federal através de vários orgãos propôs esta semana uma medida inédita para ajudar os pequenos empreendedores do Brasil. Trata-se da ajuda para que por exemplo um pipoqueiro, costureira ou até um vendedor de bombons possa esta ingressando na previdência social e podendo ter os mesmos direitos que uma pessoa que trabalha de caretira assinada. a medida é para ajudar mais de 1 milhão de pessoas em todo o país. Só poderá participar as pessoas que tenham uma renda anual de até R$ 36.000,00 ao ano; para que essa pessoa possa ter os direitos é necessário contribuir com R$ 51,00 todo mês até que chegue o tempo para adquirir o direito a aposentadoria. Eles poderão também realizar empréstimos para melhorar seus négócios basta fazer um cadastro junto ao SEBRAE. Essas pessoas entrando no mercado formal terão vários direitos e isenções de impostos federais. Para saber mais procurem postos da receita federal, INSS ou o Sebrae.

terça-feira, 10 de março de 2009


O festejo de São José começa hoje dia 10.03.2009 em Inhuma e se estende até o dia 19 que é o dia do padroeiro da cidade. Muitas atividades vão compor os festejos como: as missas todos os dias, alvorada pela manhã, café comunitário, presença da banda de musica da cidade, leilões, passeata dos vaqueiros, barracas na praça João de Deus e a tradicional Feijoart que é um evento idealizado pela ex-secretária de saúde Dra. Denise Leal onde a secretaria e outros órgãos do município e empresas confeccionam camisetas que são vendidas para angariar recursos para paróquia, e em troca as pessoas participam deste evento que reúne os trabalhos dos artistas da terra para serem expostos, logo após é servido a feijoada. Muitas autoridades participam sempre do evento como a deputada Lilian Martins, o Vice- Governador Wilson Martins e o ex -prefeito Dr. Allilo. Vai ocorrer muitas festas com bandas de musicas de renome nacional dia 17.03.2009 tem Companhia do Forro que tem como músicos a ex- cantora de aviões do forro Marcia Felipe e Léo Rodrigues da Furacão do Forro no Inhumense Clube a partir das 22:00h e no dia 18.03.2009 é a vez da banda que é sucesso Malla 100 Alça na churrascaria Disque-Peixe. No dia 19 ocorre a missa de São José às 09:00h geralmente com a presença do Bispo Dom Sérgio e a tarde por volta das 15:00 ocorre a tradicional procissão de São José onde os devotos percorrem as ruas da cidade com a imagem do santo; é outro ponto dos festejos onde muitas pessoas ilustres do estado do Piauí participam. Os festejos do padroeiro são josé é um dos eventos de Inhuma que traz de volta muitos inhumenses que moram na capital e em outras cidades do brasil e do mundo.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Festejo de São José Será de 10 a 19.03.2009






A paróquia de São José de Inhuma - PI, já esta preparada para o início dos festejos que começa dia 10 de março na terça e finaliza no dia 19. A programação é extensa onde vai ocorrer missas todos os dias, quermesses, passeata dos vaqueiros onde no trajecto o pároco faz a tradicional bênção aos mesmos e muita festa em toda cidade com barracas e apresentações de bandas; este ano inhuma vai ter a presença de bandas como: Mala 100 Alça que toca na Churrascaria Disque-Peixe e Companhia do Forró toca no Inhumense Clube.




terça-feira, 3 de março de 2009

Secretários Municipais de Educação Ganham Notebook


O Ministério da Educação através de um convênio com a empresa de informática Itautec, vai doar para todos os secretários municipais de educação um notebook. Cada máquina custou para os cofres públicos R$ 1.570,00; a medida do ministro foi para melhorar na prestação de contas do dinheiro que o MEC disponibiliza para os municípios. Como a maioria das prestações de contas é feita pela internet com o notebook fica mais fácil para fazer e enviar para o MEC. uma parte dos secretários já receberam o seu notebook, mas até o final de março o Ministério espera entregar todos aos seus respectivos municípios. Alguns secretários falaram que muitos municípios ainda tem dificuldades para conectar-se a internet mas o MEC juntamente com Ministério das Comunicações estão prividenciando que todo município tenha banda larga. Na entrega foi feito um pedido mais de uma vez aos secretários que usem seus laptops somente para assuntos do município e não para uso pessoal, pois a máquina é patrimônio do município.